top of page

Captação de Recursos no Terceiro Setor

Atualizado: 3 de jan. de 2022


ree

Captação de recursos. Esse é um dos maiores problemas - mas que pode ser a solução - das organizações da sociedade civil, o chamado terceiro setor.


Normalmente, as OSCs têm diversas formas de captar recursos. Uma das principais formas é participar de editais governamentais de fundos específicos. Porém, o grande gargalo é o recurso próprio. As receitas principais são conseguidas, tradicionalmente, através de eventos, bingos, festas, almoços, vendas de produtos e sorteios. Contribuições de sócios e voluntários também são importantes.


As parcerias com empresas podem ser feitas de duas formas: ou repasse de recursos diretos da empresa para a entidade a um projeto ou pelas renúncias fiscais em que os recursos são direcionados primeiro a um fundo específico, depois repassados via edital de projetos. São os fundos geridos por Conselhos.Tudo isso é conhecido da rede.


O problema é como conquistar pessoas e empresas para apoiar seus projetos sociais. Um fato importante é: para se conquistar recursos para projetos sociais, sejam de pessoas físicas ou jurídicas, a velha influência pessoal do diretor cada vez menos se aplica. No caso das empresas, os parceiros procuram projetos bem elaborados, equipes qualificadas para a execução, resultados alcançáveis, boa divulgação, retorno para a marca, organização e profissionalismo. Uma dica importante é ter uma apresentação pronta de, no máximo, 10 slides com a síntese dos projetos. Sempre que entrarem em contato com uma empresa, procurem solicitar uma reunião para apresentar. Tenham também um site da organização atualizado.


Em relação às pessoas físicas, é preciso entender o processo de identificação com a sua causa. Utilizem técnicas disponíveis de avaliação como o mapa de empatia. É a forma como o futuro doador se conecta com sua entidade, o que ele pensa e sente, o que fala e faz. Precisamos partir de pesquisas e diagnósticos antes de captar. Utilizem também das técnicas de gatilhos mentais e iscas digitais e, não preciso nem falar, o futuro é a internet na relação com os parceiros, seja na captação, na divulgação ou na transparência da prestação de contas.


Os tradicionais eventos são boas fontes de recursos, mas estão saturados, vocês disputam o mesmo público com vários eventos de outras entidades e também com os que acontecem normalmente. As receitas são cada vez menores. E em tempos de pandemia, precisamos buscar novas formas de captação. Precisamos entender a captação de recursos como uma área da organização, um departamento. As entidades que dependem somente de recursos públicos, a tendência é fecharem mais cedo ou mais tarde, infelizmente.


Por isso, reúnam suas diretorias e façam um plano anual de captação. Planejamento é essencial.


 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

RE SOCIALI CONSULTORIA

Formulário de inscrição

Obrigado(a)

  • Youtube
  • Instagram
  • Facebook

©2019 por Desenvolvimento Social. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page